Um espaço para a arte do encontro logoterapêutico

O poeta Vinícius de Moraes dizia que “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Se a vida é a arte do encontro, então um sentido possível para vivê-la seria sermos e criarmos espaço para esse acontecimento tão trivial e, ao mesmo tempo, tão transformador que é o verdadeiro encontro com o outro.

As participantes do Grupo de Estudo de Aprofundamento Logoterapêutico têm valorizado muito essa arte do encontro logoterapêutico, que abre espaço para discussão sobre a teoria, as técnicas e a prática da Logoterapia: “O encontro com outras pessoas é sensacional, cada um trazendo seu ponto de vista seus conceitos  e suas percepções tudo isso aliado ao estudo das ferramentas da logoterapia.” (Fátima Braz)

Conheça um pouco mais sobre esse grupo que se encontra mensalmente para aprofundar o embasamento teórico e melhorar sua práxis logoterapêutica.

Para mim o mais importante do grupo de estudos é  a troca de conhecimentos, a teoria vai se encaixando na prática. E como somos profissionais que atuamos em diferentes segmentos da psicologia, estamos constantemente aprendendo uns com os outros.”  (Maria Luiza Ramaciotti)

“De acordo com a minha experiência com grupos de estudo em geral gostaria de salientar a positividade  ligada aos encontros mensais do grupo de estudos de Logoterapia.

O fato de podermos nos reunir uma vez por mês me ajuda muito a estabelecer uma conexão e me motiva a estudar e a me manter conectada e a me aprofundar mais no assunto. Fico mais atenta, mais ligada ao que se diz pertinente à Logoterapia.

O encontro com outras pessoas é sensacional, cada um trazendo seu ponto de vista seus conceitos  e suas percepções tudo isso aliado ao estudo das ferramentas da logoterapia.

Depois da presença nos encontros, saio motivada aos estudos.

Nesse último final de semana, saí do grupo buscando mais informações e artigos sobre Intenção Paradoxal, deixando-me envolver totalmente pelas tarefas e estudos direcionados à Logoterapia

Acho os encontros muito saudáveis pelo ponto de vista da aprendizagem.

Vivendo atribuladamente o dia dia acredito que os encontros são uma maneira de nos mantermos conectados ao assunto, ou seja, a logoterapia. (Fátima Braz)


O grupo de estudos oferece a possibilidade de aprofundamento nos conceitos teóricos da Logoterapia, bem como a troca de vivências e experiências da aplicação das técnicas logoterapêuticas na prática clínica. Um espaço no qual acontece o encontro de pessoas únicas e irrepetíveis que buscam a construção do conhecimento e o crescimento pessoal. (Lucia)

Pra mim, o grupo tem como proposta estimular nosso processo de aprendizagem, a partir das nossas trocas de experiências e nossa vivência com nossos pacientes…

Me traz crescimento pessoal e profissional, que acarreta favoravelmente na minha autonomia mediante às minhas situações para com meus pacientes, seus familiares e também a própria equipe envolvida, pois me sinto mais capacitada, devido às nossas discussões de aprofundamento da teoria e também da oportunidade que temos de fazer a junção com a prática e poder discutir profundamente, visto que o formato do grupo de estudos é para poucos elementos, se diferenciando então de um curso e o tornando, para mim, tão atrativo.

Sua dinâmica de aprofundamento/reflexão da tríade teoria/técnica/prática é o que me faz gostar tanto desta forma de aprendizagem. (Fabiana Caron)

Vamos abrir a oportunidade de novos membros entrarem no Grupo de Estudos no 1o. semestre de 2018. Confira mais detalhes sobre esta atividade do nosso núcleo clicando aqui.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *